Home / Sem categoria / Tempestade com Deus X Tempestade sem Deus

Tempestade com Deus X Tempestade sem Deus

Estava fazendo uma reflexão sobre as tempestades no contexto bíblico, relacionando com as aflições, dificuldades, perseguições ou lutas das nossas vidas. Dentro desta reflexão trago dois episódios envolvendo tempestades em dois contextos diferentes: A tempestade enfrentada por Jonas e a tempestade enfrentada pelos discípulos de Cristo.

Na tempestade enfrentada por Jonas, o profeta bem conhecido como o “profeta fujão”, parte para uma cidade diferente da qual Deus havia determinado que fosse.

“Porém, Jonas se levantou para fugir da presença do Senhor para Társis. E descendo a Jope, achou um navio que ia para Társis; pagou, pois, a sua passagem, e desceu para dentro dele, para ir com eles para Társis, para longe da presença do Senhor. Mas o Senhor mandou ao mar um grande vento, e fez-se no mar uma forte tempestade, e o navio estava a ponto de quebrar-se.” Jonas 1:3,4

O relato no livro vai mostrar que os homens naquele barco lançaram sorte e caiu em Jonas como o culpado de toda aquela tempestade estar sobre eles. Jonas confessa seu erro e é lançado no mar e tragado por um grande peixe.

Observe que a tempestade veio sobre ele porque tentou fugir da presença de Deus, ou seja, dos propósitos divino.

Outro relato interessante é o relato em que Jesus determina que seus discípulos atravessem o mar e durante o percurso sobrevém sobre eles uma tempestade:

“E logo obrigou os seus discípulos a subir para o barco, e passar adiante, para o outro lado, a Betsaida, enquanto ele despedia a multidão.” Marcos 6:45

“E vendo que se fatigavam a remar, porque o vento lhes era contrário, perto da quarta vigília da noite aproximou-se deles, andando sobre o mar, e queria passar-lhes adiante. Mas, quando eles o viram andar sobre o mar, cuidaram que era um fantasma, e deram grandes gritos. Porque todos o viam, e perturbaram-se; mas logo falou com eles, e disse-lhes: Tende bom ânimo; sou eu, não temais. E subiu para o barco, para estar com eles, e o vento se aquietou; e entre si ficaram muito assombrados e maravilhados;” Marcos 6:48-51

Perceba que ao contrário de Jonas, a tempestade alcançou os discípulos de Jesus quando estes estavam debaixo das ordens de Cristo. Não estavam sendo desobedientes, pelo contrário. Entretanto, eles não sucumbiram à tempestade, pois Jesus os alcançou e os salvou bem a tempo.

Todos, independentemente de quem seja, temos os dias maus e as aflições. O que diferencia as pessoas e como elas passarão pelas tempestades da vida é se elas estão obedientes, debaixo da Palavra de Deus ou desobedientes fugindo dos propósitos de Deus para suas vidas.

Se agimos como Jonas, seremos tragados pelas tempestades da vida, porém, se estamos debaixo de obediência da Palavra de Deus, de Cristo, temos convicção de que Ele está nos observando em meio a tempestade e na hora certa Ele virá ao nosso socorro.

“Tenho-vos dito isto, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo.” João 16:33

Instale grátis o nosso aplicativo e ouça nossa rádio  em seu celular ou tablet com Android ou no iPhone e iPads

Sobre Jesusmar Sousa

Servo do Deus Altíssimo. Livre de religiosidade. E-mail pessoal: jesusmar@guardiaodafe.com.

Comentar

Seu endereço de email não será publicado.Campos marcados são obrigatórios *

*